top of page
  • Foto do escritorEquipe da redação

Cinco sintomas para entender a artrose

A artrose é também conhecida como osteoartrite. São dois termos para a doença que provoca o desgaste da cartilagem e da estrutura óssea ao longo do tempo, provocando inflamação e dor.


Foto: canva.com


Apesar do joelho ser uma das regiões mais afetadas, a artrose também é observada em outras regiões como no quadril, na coluna, nas mãos e nos pés.

Para entender a dimensão desta doença reumática, a Sociedade Brasileira de Reumatologia apresenta dados ilustrativos. A artrose representa de 30 a 40% das consultas ambulatoriais nos serviços de reumatologia. A instituição também fez um levantamento em dados da previdência social brasileira e constatou que a artrose é responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho, a segunda doença entre as que justificam o auxílio-inicial, com 7,5% do total e ainda é a segunda também em relação ao auxílio-doença com 10,5%.


A osteoartrite não tem preferência por gênero, afeta homens e mulheres, mas costuma aumentar a prevalência com a idade. É raro acontecer antes dos 40 anos e torna-se mais comum a partir dos 60 anos. Ao chegar ou ultrapassar os 75 anos de vida, mesmo sem sintomas é possível observar desgaste da cartilagem em 85% das pessoas por meio de exames de imagem.


Quando a doença começa a se manifestar, os sintomas podem ser episódicos ou contínuos. A evolução da doença costuma ser lenta, mas é progressiva com o tempo. É importante o paciente observar a evolução dos sintomas para identificar um padrão de manifestação da doença.


Conheça os sintomas da artrose


1. Dor nas articulações


A dor nas articulações é o mais comum dos sintomas. A percepção inicial costuma ser leve, episódica e aumenta de intensidade ao longo dos anos. A dor se manifesta no movimento ou exercício e vai embora com o repouso.


2. Rigidez e diminuição da mobilidade articular


Pela manhã ou após outros longos períodos de inatividade, algumas pessoas com artrose podem sentir uma sensação de rigidez. Este sintoma (conhecido como "rigidez protocinética”) é causado por um espessamento temporário (ou "gelificação") de fluidos naturais dentro da articulação. Geralmente dura menos de 20 minutos na articulação afetada e melhora quando a pessoa começa a se mover novamente. À medida em que o paciente se movimenta, a articulação se solta e libera a rigidez.


3. Perda da flexibilidade


A limitação de movimentos é um dos sintomas que provoca maior reclamação entre pacientes pela perda de flexibilidade na área afetada. Em alguns casos, como na artrose de joelho, o paciente pode não conseguir mais dobrar a articulação como antes.


4. Inchaço


O inchaço é consequência do aumento súbito da inflamação e líquido sinovial dentro da afetada. O inchaço pode ser observado pelo próprio paciente que deve relatar ao médico posteriormente. Como o inchaço costuma ser episódico, é importante informar o médico em consulta.

5. Rangido e estalos


Os sintomas que mais assustam os pacientes são os rangidos e estalos nas articulações. A sensação de que a articulação está pouco lubrificada nem sempre dói, mas causa desconforto e também deve ser anotada para relato posterior ao seu médico.


Como é feito o diagnóstico da artrose?


O diagnóstico da artrose é feito pelo médico reumatologista em consulta clínica. O médico faz não apenas uma avaliação corporal, mas também uma análise sobre os hábitos do paciente. Normalmente são requisitados exames complementares. Podem ser solicitadas radiografias para observar alterações ósseas e identificar se há perda do espaço da articulação. A ressonância magnética também pode ser útil na avaliação do desgaste da cartilagem em alguns casos


Como é feito o tratamento médico para artrose?


O tratamento para a artrose tende a ser personalizado para cada caso avaliado. Como não há cura, nem possibilidade de retardar o processo de desgaste articular por meio de medicamentos, o objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e permitir que os pacientes mantenham uma desejada qualidade de vida, com diminuição das dores. Os médicos podem optar por receitar anti-inflamatórios e analgésicos com cautela em caso de dor, mas a ação é pouco duradoura. Os corticoides podem serão indicados na artrose em período de muita inflamação articular. Em casos excepcionais, a injeção intra-articular está indicada para aliviar dores intensas, mas a repetição pode agravar o quadro. É fundamental um bom programa de reabilitação física que deve ser acompanhado por fisioterapeuta.


O acompanhamento próximo e uma boa relação médico-paciente é fundamental para a eficiência do tratamento e melhora na qualidade de vida.



* Este texto foi produzido a partir das fontes documentais da Sociedade Brasileira de Reumatologia e também com entrevista com o dr. Claiton Viegas Brenol


163 visualizações0 comentário
Wzap 2.png
bottom of page