top of page
  • Foto do escritorEquipe da redação

Artrite reumatoide: o que é, sintomas e tratamento

Atualizado: 5 de jun. de 2022


A artrite reumatoide (AR) é uma doença provocada pela inflamação nas articulações, mais comuns em mãos e pés. Os pacientes acometidos pela AR sentem dores articulares persistentes que podem durar anos ou a vida inteira. Nos casos mais graves, a doença acomete os órgãos internos e pode provocar deformidades. A enfermidade atinge 1% da população brasileira, chegando a mais de 150 mil casos por ano, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia. O diagnóstico e tratamento precoces são importantes para o controle da doença e a prevenção do avanço para lesões articulares. Entenda o diagnóstico, os sintomas e o tratamento.


O que é a artrite reumatoide?


A artrite reumatoide é uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico do paciente ataca o organismo provocando inflamação dos tecidos que revestem as articulações.


Quais os sintomas da artrite reumatoide?


Os sintomas iniciam com dores, inchaço e inflamação persistentes nas articulações. A manifestação dos sintomas pode ser de alta intensidade e provocar vermelhidão na pele e calor na região afetada. O paciente pode sentir rigidez matinal nas articulações inflamadas. Nos casos mais avançados, a AR pode provocar deformidades, em especial em mãos e pés, e incapacidade de desenvolver atividades cotidianas.


Quais critérios o médico observa para o diagnóstico?


A avaliação clínica em consulta médica envolve uma anamnese completa do paciente. Entre os critérios observados pelo reumatologista estão os relatos dos pacientes sobre rigidez articular matinal prolongada por mais de uma hora, reclamações sobre pelo menos três áreas articulares afetadas, observação de regiões mais comuns como a articulação do meio dos dedos e entre os dedos das mãos e pés, dores simétricas do lado esquerdo e direito, presença de nódulos, entre outros fatores. Estes critérios de diagnóstico podem ser complementados por exames de imagem e laboratoriais.


Quais os exames são solicitados para artrite reumatoide?


A artrite reumatoide é uma doença de diagnóstico clínico, ou seja, é obrigatória a avaliação em consulta médica. O profissional, após avaliar o paciente, pode solicitar exames variados para confirmar ou descartar o diagnóstico. Os exames de imagem podem incluir radiografia, ressonância magnética e ultrassonografia. Na avaliação laboratorial, o fator reumatoide pode ser encontrado em 75% dos casos na fase inicial. Há ainda a possibilidade de testar a atividade inflamatória como o VHS e a proteína C reativa, para o médico correlacionar com a doença.


Qual o tratamento para artrite reumatoide?


Como a doença costuma ter longa duração, em muitos casos, os sintomas são persistentes e o tratamento visa melhorar a qualidade de vida do paciente. A complexidade do quadro de saúde exige um diagnóstico e acompanhamento do médico que poderá optar por prescrição de mudanças de hábitos de vida, incluindo fisioterapia, exercícios físicos e alongamento, associadas à administração de medicamentos imunossupressores, anti-inflamatórios e até corticoides nos períodos de crises.


A artrite reumatoide só afeta mãos e pés?


Não , a AR pode afetar outros órgãos ou tecidos como a pele, as unhas, os músculos, os rins, o coração, o pulmão, o sistema nervoso. Os casos mais comuns afetam as mãos e pés, provocando joanete (halux valgo), dedos em botoeira ou em pescoço de cisne, desvio ulnar, entre outras deformidades.


Como o médico acompanha o paciente com artrite reumatoide?


A relação entre o médico reumatologista e o paciente com diagnóstico de artrite reumatoide deve ser próxima e constante. A frequência de consultas varia de paciente para paciente podendo ser mensal, semestral e até anual. O acompanhamento médico vai determinar o aumento na qualidade de vida dos pacientes, com ajuste de doses de medicamentos, modificação no tratamento ou mesmo a recomendação de terapias de reabilitação como fisioterapia e exercícios físicos adequados.


Fontes: site da Sociedade Brasileira de Reumatologia e Dr. Claiton Viegas Brenol

Foto: Jefferson Bernardes



99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Wzap 2.png
bottom of page